O popular cafezinho é indispensável na vida de muita gente sendo um clássico com diversas variações. A cafeína está associada à reposição de energia e é uma das bebidas mais consumidas pelo mundo. No entanto vale ressaltar que o abuso da ingestão do café pode causar lesões graves ao estômago. Cafezinho é bom, mas deve ser ingerido com cautela.

Na indústria cosmética, o café tem sido estudado e utilizado em cremes pelos efeitos benéficos para a pele, como hidratante, estimulador da síntese de elastina e colágeno e até mesmo como potencializador da proteção solar.

Atualmente tem aparecido diversas receitas caseiras para limpeza de pele com borra de café. Isso mesmo, aquele pozinho que sobra depois de passado.

As promessas são muitas, desde a limpeza e hidratação da pele até clareamento e remoção de manchas e redução da celulite.

Tenha cuidado …

Alerta: Por que não utilizar o café para Limpeza de Pele?

Devemos levar em conta, que os estudos e produtos que são feitos com base no café, utilizam o grão natural que é processado para extrair óleos e nutrientes e este processo é muito diferente do processo utilizado na produção do café para consumo.

O processo de produção do café inclui a fermentação do grão e posteriormente a torra, que elimina uma grande parte dos óleos essenciais que são o principal componente utilizado na indústria cosmética.

A adição de produtos conservantes, realçadores de sabor e açúcares também pode ser observada em algumas marcas de café. Estes produtos podem trazer reações desagradáveis na pele como irritação, alergia ou até mesmo queimaduras.

Os Perigos do Peeling Caseiro com Café

A concentração das substâncias contidas na borra do café são mais altas do que a concentração utilizada nos cosméticos?

Não, uma concentração maior não significa melhores resultados. O excesso dessas substâncias pode causar reações alérgicas, manchas, queimaduras e intoxicação das células.

O atrito dos grãos com a pele pode causar escoriações  e até inflamações. A pele pode ficar sensibilizada e com dermatite, em casos mais graves, pode até descamar ou ficar com queimaduras que irão deixar manchas e cicatrizes. A intensidade dos movimentos utilizados na aplicação pode deixar a pele avermelhada e sensibilizada, facilitando a ocorrência de inflamações graves.

O maior dos perigos!

As Receitas de Peeling de Café

Outro lado negativo do uso da borra de café para peeling caseiro é a preparação.

Todo mundo que procura um tratamento de pele tem um motivo. Seja hidratação, limpeza, controle de acne ou redução de manchas e linhas de expressão.

Cada tipo de pele exige um tratamento adequado, visando equilibrar a oleosidade, estimular na medida certa a produção de colágeno e elastina, estimular a circulação sanguínea e o metabolismo celular.

Tudo isso contribui para a melhora do aspecto da pele, a redução de acne e cravos, diminuição da profundidade e aparência de rugas, linhas de expressão, manchas de sol e melasma.

Acontece que as receitas caseiras de peeling de café sugerem a preparação com adição de diversos tipos de óleos. Estes óleos, combinados com o atrito dos grãos de café, que abrem os poros, penetram na pele e os obstruem ainda mais causando um sufocamento da pele, impedindo a circulação de oxigênio e nutrientes essenciais para a saúde e beleza da cútis.

O efeito é o aumento da oleosidade, o surgimento de cravos e espinhas e aspecto mais áspero da pele.

Funciona mesmo?

Peeling de Café e sua Eficácia

Além de todos os riscos que podem ocorrer pelo uso da borra de café para fazer peeling caseiro, ainda nos deparamos com a falta de comprovação da eficácia deste procedimento.

Não existem testes comprovando que o peeling de café funciona mesmo. O seu uso está relacionado com as pesquisas feitas em laboratórios no desenvolvimento de produtos cosméticos que utilizam tecnologias avançadas, ambientes apropriados e profissionais capacitados para manipular corretamente o grão, desde a extração correta das substâncias até a dosagem apropriada e segura para o uso na pele.

O Melhor Tratamento com Café

Para obter os melhores resultados, se você deseja fazer qualquer tratamento cosmético é indispensável a consulta a um dermatologista ou profissional da área.

Muitos locais utilizam procedimentos com produtos cafeinados e estes sim, podem ser utilizados com segurança e tem a eficácia comprovada.

Converse com seu dermatologista e descubra se o tratamento com café é realmente o mais indicado para obter os resultados que você deseja. Muitas vezes, o uso de outros produtos será mais eficiente e trará melhores resultados.

Na Bonapele você encontra profissionais qualificados que saberão indicar o melhor tratamento para a sua pele, agende a sua avaliação e descubra como deixar a sua pele linda e saudável. Agendar Avaliação

WhatsApp Bonapele
Enviar WhatsApp