As mulheres tendem a acumular gordura em regiões como abdômen, flancos, quadril, coxas, dentre outras que geram incômodo. Na contra mão da crise, o mercado de estética e beleza vêm ganhando cada vez mais espaço e com ele novos tratamentos e ainda mais eficazes vem surgindo.
Os brasileiros, principalmente, tendem a demonstrar mais preocupações com o corpo e estética, sendo comum ver debates sobre gordura localizada. Com base nisso, elaboramos um artigo para que você tire todas as suas dúvidas sobre como prevenir o acúmulo de gordura localizada e quais tratamentos existem para tratá-la.
Confira!
As Causas
Consumo de alimentos de baixo valor nutricional
Massas, pães, bolos, frituras, alimentos processados ricos em sódio e bebidas alcoólicas são alguns dos alimentos que contribuem para o aumento da gordura corporal. Além disso, eles aumentam a frequência da ingestão de substâncias nocivas para o seu corpo.
Priorize sempre, uma alimentação com muitos vegetais, frutas e rica em fibras, pois estes alimentos contribuem para a queima de gordura abdominal. Oleaginosas, que são ricas em gorduras boas, também auxiliam na perde de gordura indesejada.
Evite alimentos com alto índice de carboidratos, principalmente de alto índice glicêmico como o pão tradicional e doces em geral, pois estes geram picos de insulina no sangue. Refrigerantes e frituras também devem ser deixados de lado.
Sedentarismo
A comida ingerida precisa ser gasta na forma de “combustível”. Quando isso não ocorre, o resultado é o acumulo de tecido adiposo. Os exercícios aeróbios, como corrida, são indicados pois agem usando predominantemente a gordura como fonte de energia.
Hormônios
Na mulher, o aumento da gordura localizada ocorre principalmente em duas fases da vida. A primeira é a puberdade, que induz a duplicação das células gordurosas que se depositam sobre abdômen, flancos, quadril, coxas, joelhos e mamas, conforme a carga genética, desenvolvendo as características sexuais secundárias da mulher, e a segunda é a gravidez, quando os hormônios gerados nesta fase proporcionam o aumento da gordura localizada. Muitas mulheres, mesmo perdendo peso após a gravidez, continuam com um acúmulo de gordura, mais comumente na região abdominal.
Disfunções hormonais também são inimigos de um corpo magro: alterações no hormônio do crescimento, T3 e T4, leptina, ou ainda, disfunções na tireoide, podem contribuir para um aumento do índice de gordura localizada.
Estresse
O cortisol é o hormônio responsável para agirmos em situação de risco. Se ele estiver em excesso, pode engordar porque ele mobiliza o açúcar armazenado no sangue, colocando-o na circulação sanguínea, o que seria necessário para lutarmos ou fugirmos de um perigo. No entanto, como esta energia rápida não é utilizada, então, esse excedente de açúcar se converte em gordura, tecido adiposo.
Uso de roupas inadequadas
O uso de roupas muito apertadas, principalmente as que dividem o quadril ou a barriga, como calças de cintura baixa, podem criar “deformidades”no corpo e fazer com que ele aparente ter mais gordura acumulada. Isso porque a roupa causa um afundamento do local e desloca a gordura para cima, formando o famoso “pneuzinho”.
Genética
Para algumas pessoas, pode ser mais difícil eliminar gordura localizada devido à predisposição genética. No entanto, diferentemente do que muitos pensam, o fator genético não é determinante para o acúmulo da gordura corporal, e sim, os itens citados acima. O gene causador da barriga é apenas ativado pelos hábitos prejudiciais do indivíduo.
Como perder?
Além de fazer exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada, usar roupas adequadas e cuidar da parte hormonal, existem tratamentos que ajudam a queimar a gordura localizada.
São eles:
Criolipólise
A Criolipólise é um tratamento inovador que elimina as células de gordura (adipócitos) através de um processo de congelamento. Em uma sessão, perde-se até 30% de gordura na região tratada.
Fale com uma de nossas profissionais e saiba mais clicando aqui.
Radiofrequência
Procedimento estético que através do calor ajuda na criação de novas fibras de colágenos. É um tratamento extremamente eficaz também para combater a flacidez.
Ultrassom Focalizado
Nosso tratamento de ultrassom focalizado é realizado com o Lipo Soon da tonederm, um sistema inovador de ultrassom focalizado de alta potência que oferece resultados mais rápidos e eficientes no combate à gordura.
Endermoterapia
A endermologia é um tratamento feito a partir de uma massagem profunda realizada a vácuo. Além disso, age na redução de celulite, vasos e varizes, flacidez, reduz a tensão muscular e elimina toxinas.
Drenagem Linfática
A Drenagem Linfática é uma técnica realizada por um profissional que através de manobras lentas e suaves ativa o sistema linfático, fazendo assim, uma “limpeza no sistema”.
Massagem Modeladora
Feita através de movimentos firmes e fortes, com a finalidade de chegar às camadas mais profundas da pele. O objetivo é quebrar as gorduras que ficam guardadas nas células.
Clique aqui e saiba quais destes tratamentos é mais indicado para você falando com uma de nossas profissionais.