Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática tem como objetivo principal promover a retirada dos líquidos excedentes que o organismo acumula no pós-operatório, assim, para que a mesma seja realizada de maneira correta, é necessário que a profissional tenha um bom conhecimento anatômico e fisiológico do sistema linfático. A Drenagem Linfática é uma técnica realizada por meio de manobras lentas e suaves para ativar o sistema linfático, fazendo assim, uma “limpeza no sistema”. Com esses movimentos suaves, diminuímos as toxinas do corpo e melhoramos a circulação local.

foto-massagem-linfática-tratamento

Para que serve a Drenagem Linfática?

A drenagem linfática contém vários benefícios para a saúde e para estética e é indicada para o tratamento ou prevenção de:

  • Tratamento pós-cirurgia plástica: A técnica é indicada nesse evento para drenar os edemas e contribuir com a cicatrização e regeneração da pele, minimizando dores, e também, possíveis fibroses.
  • Celulite: A técnica também é indicada no tratamento da celulite por contribuir na eliminação de líquido e toxinas do organismo que ficam concentrados.
  • Edemas e linfedemas: Através das massagens a técnica utilizada tem a função de ativar a circulação sanguínea que ajuda reter líquidos e regenerar o sistema linfático.
  • Insuficiência venosa crônica: A drenagem ajuda na redução de edema de uma forma acelerada e eficiente eliminando os líquidos que agravam o problema (apenas sob recomendação médica).

Contraindicações da drenagem linfática

A drenagem linfática é contraindicada em pessoas com infecção, pois as células infectadas podem despenhar no sistema linfático e se distribuir pelo corpo. Pessoas com trombose, hipertensão e que fazem quimioterapia também devem evitar o tratamento.

Como funciona o procedimento?

A Drenagem Linfática manual é uma massagem leve e indolor. É exercida uma leve pressão com os dedos ou com as mãos. Essa pressão segue sempre o sentido fisiológico da drenagem natural, ou seja, dos membros em direção ao corpo, ajudando os líquidos a seguirem o caminho linfático. Atua como importante auxiliar em todos os tratamentos corporais com aparelhos, potencializando seu efeito e ajudando na recuperação.

Por que fazer Drenagem Linfática no Pré-Operatório?

A indicação é feita pois melhora a absorção de produtos essenciais aplicados na pele momentos antes da intervenção cirúrgica, alivia a tensão do pré-operatório e preveni possíveis complicações como fibrose e seromas.

Por que fazer Drenagem Linfática no Pós-Operatório?

Com o trauma de uma cirurgia, o paciente retém muito mais líquido do que o seu corpo consegue drenar, com isso, a drenagem linfática pós-operatório é extremamente indicada para reduzir a retenção hídrica, melhorar a circulação sanguínea e aliviar as dores.

Outros benefícios são a diminuição de hematomas, redução de fibrose, acelera o processo de cicatrização e recuperação pós-operatório, aumentando a hidratação e nutrição celular. É importante que a drenagem seja feita no corpo todo para estimular a circulação linfática geral. Na região operada, o procedimento deve ser mais focada, para diminuir o processo inflamatório provocado pela cirurgia.

Quando posso iniciar o tratamento Pós-Operatório?foto-massagem-linfática-tratamento-continuação

O ideal é aguardar a recomendação para início do tratamento pós-cirúrgico do seu cirurgião. Normalmente o início do tratamento pós-operatório para lipoaspiração é indicada após quatro dias da cirurgia. Já para caso de abdominoplastia é indicado em torno de 10 dias.

Conheça as possíveis associações para Drenagem Linfática